Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Cozinha da Márcia
 Guia Josimar Melo
 Mixirica
 Tudo Gostoso
 Revista Expresso
 Adega
 Claudia - Comida e bebida
 Prazeres da Mesa
 Blog do Josimar
 Comes e Bebes
 Culinária - Terra
 Capital Goumert
 Cyber Cook
 Receitas - UOL
 Goumert - IG
 Comida di Buteco
 Cantinella
 Mais Você - Culinária
 Panelinha
 Culinária Nordestina - Natal
 Livro de Receitas
 Nodesteweb - Culinária
 Manual do Churrasco
 Culinária Masculina
 Paladar - Estadão
 Mercadão - São Paulo
 Comida - Folha
 Receitas do Wessel
 Comer e beber - Veja
 Restaurantes - São Paulo
 Cozinha Japoneja
 Mais Receitas
 Sopa de Letrinhas
 Comes & Bebes
 Blog do Rusty


 
A maravilhosa cozinha de Ruy Sampaio e amigos


Garam Masala, uma jóia do Oriente!

Romaine Carelli

Muitas pessoas costumam dizer que o Garam Masala é o nosso conhecido curry, mas isso não é verdade. Os hindus chamam de curry o trivial ensopado, preparado tanto à base de legumes quanto de carnes e peixe, e que chega à mesa, já temperado com diversos tipos de especiarias, a exemplo da maioria dos pratos indianos.

Temos mania de tentar simplificar as coisas e assim acabamos por transmitir informações incorretas ou incompletas. Bem, mas por que existe essa cultura de chamar a Masala de curry? Isso é típico dos colonizadores ingleses, que se encantaram com a especiaria e passaram a denominá-la curry.

A maioria das cozinhas são marcadas por calor e umidade excessivas, e por isso as especiarias são fundamentais, pelo fato de terem uma vida útil prolongada, características muito presentes nas pimentas e no alho. Mas, voltemos à Masala. Primeiro, vamos corrigir a informação: Garam Masala, em sentido literal, significa “especiarias picantes”. A Masala é preparada agregando as especiarias e torrando-as. Normalmente, esse tipo de “tempero” é adicionado aos pratos ao final das preparações. Cada prato tem um tipo de especiaria e tempero próprios, onde se procura observar a combinação destes com cada ingrediente do prato, buscando assim a perfeita harmonia e a valorização do sabor de cada um deles.

Cada prato tem um tipo de especiaria e tempero próprios, onde se procura observar a combinação destes com cada ingrediente do prato, buscando assim a perfeita harmonia e a valorização do sabor de cada um deles.
De certo, há muitos vegetais um tanto sem graça, mas é para isso que existe a gastronomia, os gênios culinários, os Chefs dedicados em transformar sabores. Podemos transformar o nada, o sem graça em algo fabuloso e impressionante, como diz minha amiga nutricionista Rosane Vidinhas: "Partir do pó à pirâmide".

Na verdade, a Masala é uma mistura de ervas aromáticas e condimentos.

Dentre suas variações está o Garam Masala, basicamente uma combinação da pimenta malagueta com a pimenta hindu.

Se você quer fazer sua própria Masala, aqui vai uma dica:

- 4 colheres de sopa de coentro em grão
- 2 colheres de sopa de cominho em grão
- 2 colheres de sopa de pimenta do reino em grão
- 2 colheres de sobremesa de cardamomo
- 1 colher de sobremesa de cravo-da-índia
- 1 pimenta malagueta seca
- 2 paus de canela
- 1 colher de sobremesa de noz moscada ralada

Modo de Fazer:

Torre todos os ingredientes numa frigideira larga. Depois de torradas, mantenha ainda em fogo médio por aproximadamente 3 minutos, para que torrem por igual. Coloque-as para esfriar em papel toalha e triture-as em um moedor ou pilão até virar pó.



Escrito por Mestre-cuca Sampaio às 17h48
[] [envie esta mensagem] [ ]



Bacalhau Nunca Chega

Valderi Gomes, chef dos restaurantes Trindade e A Bela Sintra, ensina a receita do "Bacalhau Nunca Chega". Ingredientes: 150g de bacalhau já dessalgado, cozido e desfiado; 1/2 cebola média; 1 batata grande cortada como batata palha (já frita); 50g de presunto defumado cortado em tirinhas; 1 ovo batido temperado com sal e pimenta; azeite; azeitonas pretas; salsinha para decorar. Modo de preparo: refogue a cebola no azeite, acrescente o presunto. Coloque o bacalhau, mexendo sempre. Acrescente a batata palha e depois regue com o ovo batido. Deixe cozinhar para que os ingredientes fiquem unidos e o ovo cozido. Por fim, coloque as azeitonas pretas. Ao servir, decore com salsinha.

 



Escrito por Mestre-cuca Sampaio às 17h43
[] [envie esta mensagem] [ ]



Camarão Picante



Escrito por Mestre-cuca Sampaio às 17h41
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]